Meio ambiente

Meio ambiente 2018-03-02T16:13:09+00:00

Meio ambiente

Desde a Revolução Industrial o consumo de energia vem aumentando, sendo assim um elemento de permanência histórica. Atualmente, a demanda energética insere-se diretamente no campo da economia e da geopolítica, portanto, qualquer desfalque no setor energético atinge o cotidiano de todas as atividades envolvidas neste processo. Meio Ambiente

Entre as mais preocupantes fontes de poluição global estão os combustíveis fósseis, pois são responsáveis em grande parte pelo efeito estufa, chuva ácida e o buraco na camada de ozônio, entre outros problemas da sociedade moderna. Meio Ambiente

Multee pode contribuir significativamente no campo da sustentabilidade, importante fator ambiental atualmente. Atuando em diversas áreas de especialização, por exemplo, temos a parte ligada a engenharia ambiental. Futuros avanços nesta área serão cruciais para o desenvolvimento de tecnologias limpas que garantam o desenvolvimento sustentado, permitindo que não comprometam gerações futuras e nossa qualidade de vida. Meio Ambiente

Fontes de energia renováveis

É o Parecer Técnico desenvolvido por meio de uma equipe multidisciplinar é capaz de avaliar a viabilidade e os aspectos técnicos envolvidos em projetos de geração de energia de diferentes fontes e tecnologias como Solar, Eólica, Hídrica e Biomassa. Meio Ambiente

O Parecer Técnico pode abranger aspectos técnicos da tecnologia, do planejamento econômico-financeiro, ambiental, regulatório em suas diversas esferas, além de um estudo de sensibilidade de todas as variáveis que podem impactar a viabilidade do projeto ao longo da vida útil operacional do mesmo.

Laudos da engenharia elétrica

Multee elabora Laudos do Setor Elétrico por profissionais regulamentos no setor, seguindo as recomendações e as exigências das normas, agências reguladoras, concessionárias e outros órgãos. Os laudos servem como documento e certificação para determinadas situações como instalação e certificação de para-raios (SPDA), norma regulamentadora de segurança (NR10) e apropriação de ICMS sobres as faturas de energia. Meio Ambiente

Laudo de Vibração Ambiental

O processo de industrialização se deu com a instalação de fábricas distantes das regiões habitadas. Com o tempo, por falta de planos diretores, as residências foram se aproximando das indústrias e, como conseqüência, por maior que seja a eficiência do controle de poluição existente, as pessoas passaram a sentir mais os impactos ambientais da atividade industrial.

O Laudo de Vibração atende a necessidade de industrias, mineradoras, aeroportos, rodovias, entre outros.

As mineradoras, por exemplo, por ser um ambiente onde há explosões e movimentações de solo, frequentemente são solicitadas para apresentar Laudos de Vibração. Sendo assim, é necessário que haja um laudo de vibração para compreender e buscar minimizar as vibrações existentes.

Ainda utilizando exemplos para ambientes fechados, as indústrias também são padrão comum para o uso de laudo de vibração, devido intensos barulhos e vibração de máquinas que acabam gerando desconforto.

No caso de ambiente aberto, o Aeroporto é um exemplo de ambiente aberto de grande de vibração em consequência da operação de aeronaves. Por isso, é necessário que haja um laudo de vibração para conhecer e gerenciar tal impacto ambiental.

Laudo de Ruído

O Laudo de ruído é realizado por profissional especializado para entender e minimizar o nível de emissão sonora gerado na empresa ou residência.

A medição é realizada com um medidor de nível de pressão sonora, também chamado de decibelímetro, de acordo com normas específicas como a NBR 10.151, NBR 10.152, NBR 12.179, NBR 15.575, Resolução CONAMA 01 e L11.032 para atender padrões definidos por órgãos fiscalizadores como CETESB, Programa de Silêncio Urbano (PSIU), prefeituras e ISO 14.000,  entre outros.

As medições e o mapeamento podem ser realizadas para ambientes abertos ou fechados, como um indústria ou um aeroporto e uma rodovia, respectivamente.

O que é desenvolvimento sustentável?

A definição mais aceita para desenvolvimento sustentável é o desenvolvimento capaz de suprir as necessidades da geração atual, sem comprometer a capacidade de atender as necessidades das futuras gerações. É o desenvolvimento que não esgota os recursos para o futuro.

Essa definição surgiu na Comissão Mundial sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento, criada pelas Nações Unidas para discutir e propor meios de harmonizar dois objetivos: o desenvolvimento econômico e a conservação ambiental.

O que é preciso fazer para alcançar o desenvolvimento sustentável?

Meio AmbientePara ser alcançado, o desenvolvimento sustentável depende de planejamento e do reconhecimento de que os recursos naturais são finitos.

Esse conceito representou uma nova forma de desenvolvimento econômico, que leva em conta o meio ambiente.

O desenvolvimento sustentável sugere, de fato, qualidade em vez de quantidade, com a redução do uso de matérias-primas e produtos e o aumento da reutilização e da reciclagem.

O desenvolvimento econômico é vital para os países mais pobres, mas o caminho a seguir não pode ser o mesmo adotado pelos países industrializados. Mesmo porque não seria possível.

Caso as sociedades do Hemisfério Sul copiassem os padrões das sociedades do Norte, a quantidade de combustíveis fósseis consumida atualmente aumentaria 10 vezes e a de recursos minerais, 200 vezes.

Inventário de GEE

O inventário de GEE é um relatório que mapeia as fontes de emissão de GEE das empresas e a quantidade de gases liberada para a atmosfera.

Qual o benefício do relatório de GEE?

O relatório permite a visualização das emissões e permite a possibilidade das empresas diminuírem custos em seus processos produtivos pois qualquer emissão está associada ao consumo de algum recurso como como combustível fóssil ou eletricidade.

A imagem institucional da empresa preocupada com suas emissões também é considerada um valor, além do fato de poder se cadastrar em programas de troca e pagamento por créditos de emissões evitadas reduzindo, acima de tudo, riscos regulatórios.

O inventário de GEE é um relatório que mapeia as fontes de emissão de GEE das empresas e a quantidade de gases liberada para a atmosfera.

sair