Laudo de vibração

Laudo de vibração 2018-03-02T16:13:09+00:00

Laudo de Vibração

Laudo de Vibração

O Laudo de vibração é realizado por profissional especializado para entender e minimizar o nível de vibração gerado gerado pela unidade poluidora.

A medição é realizada com um medidor de velocidade de vibração, aceleração, também chamado de acelerômetro, de acordo com normas específicas como a Decisão de Diretoria da CETESB 215/2007/E que especifica a metodologia da medição e os parâmetros de vibração.

As medições e o mapeamento podem ser realizadas em ambientes abertos ou fechados, como um indústria ou um aeroporto, uma mineradora ou uma rodovia, por exemplo.

Multee fornece um relatório final com todas as informações necessárias, incluindo o mapeamento dos pontos medidos, índices de vibração e o laudo informando a situação de cada ponto com relação à vibração no solo em relação às normas, no torno da fábrica para efeitos ambientais e um acompanhamento programado conforme solicitação da FEAM, CETESB, CEPRAM, CONAMA, entre outros.

As medidas de vibrações são realizadas nas três direções Transversais, Longitudinais/Radiais e Verticais, utilizando um sensor Triaxial. Nosso equipamento, importado e específico para medições de vibração, permite o uso de diversos acelerômetros, para as mais diversas finalidades.

Ambientes onde são requeridos Laudo de Vibração

O Laudo de Vibração atende a necessidade de mineradoras, aeroportos, rodovias, indústrias, entre outros.

As mineradoras, por exemplo, por ser um ambiente onde há explosões e movimentações de solo, frequentemente são solicitadas para apresentar Laudos de Vibração. Sendo assim, é necessário que haja um laudo de vibração para compreender e buscar minimizar as vibrações existentes.

Ainda utilizando exemplos para ambientes fechados, as indústrias também são padrão comum para o uso de laudo de vibração, devido intensos barulhos e vibração de máquinas que acabam gerando desconforto.

No caso de ambiente aberto, o Aeroporto é um exemplo de ambiente aberto de grande de vibração em consequência da operação de aeronaves. Por isso, é necessário que haja um laudo de vibração para conhecer e gerenciar tal impacto ambiental.

Equipamentos necessários para Medição de Vibração

A medição de vibração se faz com equipamentos normalmente importados, que permite a medição da aceleração de partículas durante algumas horas, em alguns casos durante as 24 horas do dia, aprovados por órgãos certificadores, como o INMETRO.

O equipamento deve permitir leituras da aceleração de partículas, incluindo análises de frequências e velocidades de vibração.

Todos os nossos equipamentos de medição de vibração, conforme determinado na norma, possuem certificação pela RBC / INMETRO – SELO AZUL NBR ISO / IEC 17025, que acompanha o relatório e a ART.

Limites de Vibração

De acordo com a Cetesb, os limites de velocidade de vibração de partículas, pico, considerando os tipos de áreas e período do dia, são:

 

Tipos de áreas Diurno – 7:00 às 20:00 Noturno – 20:00 às 07:00
Áreas de hospitais, casas de saúde, creches e escolas 0,3 0,3
Área predominantemente residencial 0,3 0,3
Área mista, com vocação comercial e administrativa 0,4 0,3
Área predominantemente industrial 0,5 0,5

 

 

saida

Fale conosco

Realizamos Laudos de Vibração para todas as finalidades

Realizamos medições de diversos pontos e nos horários necessários para atender a legislação.
Fale conosco