Névoa, gases e vapores 2018-12-18T20:46:13-03:00

Névoa, Gases e Vapores

Os riscos químicos presentes nos locais de trabalho são encontrados na forma sólida, líquida e gasosa e classificam-se em: poeiras, fumos, névoas, gases, vapores, neblinas e substâncias, compostos e produtos químicos em geral.
Poeiras, fumos, névoas, gases e vapores estão dispersos no ar (aerodispersóides).

NÉVOAS
Partículas líquidas resultantes da condensação de vapores ou da dispersão mecânica de líquidos. Ex: névoa resultante do processo de pintura a revólver, monóxido de carbono liberado pelos escapamentos dos carros.

GASES
Estado natural das substâncias nas condições usuais de temperatura e pressão. Ex: GLP, hidrogênio, ácido nítrico, butano, ozona, etc.

VAPORES
São dispersões de moléculas no ar que podem condensar-se para formar líquidos ou sólidos em condições normais de temperatura e pressão. Ex: nafta, gasolina, naftalina, etc.

Medidas de controle
As medidas sugeridas abaixo pretendem dar apenas uma ideia do que pode ser adotado, pois existe uma grande quantidade de produtos químicos em uso e as medidas de proteção devem ser adaptadas a cada tipo.

Medidas de proteção coletiva
Ventilação e exaustão do ponto de operação, substituição do produto químico utilizado por outro menos tóxico, redução do tempo de exposição, estudo de alteração de processo de trabalho, conscientização dos riscos no ambiente.

Medidas de proteção individual
Fornecimento do EPI como medida complementar (ex: máscara de proteção respiratória para poeira, para gases e fumos; luvas de borracha, neoprene para trabalhos com produtos químicos, afastamento do local de trabalho.

A Multee Engenharia assessora as organizações na gestão de Segurança do Trabalho visando minimizar as doenças ocupacionais por agentes químicos, bem como proteger a integridade e a capacidade de trabalho do colaborador.

A Multee Engenharia ainda dispõe de profissionais gabaritados para atendimento e cumprimento a todas as Normas Regulamentadoras do Ministério do trabalho e Emprego, do INSS e da Vigilância Sanitária

SOLICITE PROPOSTA (11) 3867-9502 ou fale conosco através do CHAT on line

× WhatsApp ! Converse comigo !