Comum a determinadas atividades as vibrações podem causar diversos males aos que estiverem diretamente expostos a ela.

Entre os equipamentos que mais causam esse risco estão os maquinários de compactação. Alguns usados no asfaltamento de ruas, outros na compactação de terra na construção civil.

As vibrações podem ser definidas como movimentos oscilatórios do corpo sobre o ponto de equilíbrio.  As vibrações são medidas em Hertz [Hz]

Comum a determinadas atividades as vibrações podem causar diversos males aos que estiverem diretamente expostos a ela.O interessante é que ninguém fica exposto à vibração passivamente como ocorre no ruído, no caso da vibração o contato faz parte do processo.

VIBRAÇÃO NATURAL

O corpo humano possui uma vibração natural. Se uma frequência externa coincide com a frequência natural do sistema (do nosso corpo), ocorre aressonância.

A frequência de ressonância é a mais nociva para o corpo humano, pois, quando o corpo entra em ressonância, amplifica a vibração que recebe.

LEGISLAÇÕES SOBRE VIBRAÇÕES OCUPACIONAIS

Até o ano de 1983 a perícia de insalubridade para pessoas expostas á vibração eram realizadas quantitativamente. Naquela é época não existia norma para definir os limites de tolerância para exposição à vibração. Em 6 de junho de 1983, a Portaria 12 do Ministério do Trabalho deu nova redação ao anexo 8 da NR 15, determinando então a avaliação quantitativa para caracterização da insalubridade por vibração. A norma ISSO 5349 estabelece detalhes sobre a avaliação da vibração de mãos e braços ou localizada, a norma ISSO 2631 detalha a avaliação de corpo inteiro.

AS VIBRAÇÕES PODEM SER:

– DE CORPO INTEIRO – São as vibrações transmitidas ao corpo com a pessoa sentada, em pé ou deitada.

Normalmente esse tipo de vibração ocorre em trabalhos com máquinas pesadas como tratores, caminhões, ônibus, máquinas de terraplanagem, máquinas industriais, etc.

– LOCALIZADAS – são vibrações que atingem apenas certas regiões do corpo, normalmente as partes atingidas são as mãos, braços e ombros.

Ocorrem normalmente em operações que demandam uso de ferramentas manuais vibratórias ou giratórias, alguns exemplos são marteletes, britadores, compactadores, máquinas de polir, motosserras, lixadeiras, peneiras vibratórias e furadeira.

NORMA ISO 5349

A metodologia nos mostra na ISO 5349 os fatores que influenciam os efeitos da exposição às vibrações transmitidas aos membros superiores, quais sejam:

a) o espectro da freqüência da vibração;

b) a magnitude da vibração;

c) a duração da exposição no período de trabalho;

d) a exposição acumulada até a data.

EFEITO DAS VIBRAÇÕES

Os efeitos da vibração no homem dependem, entre outros aspectos, das frequências que compõem a vibração. As baixas frequências são as mais prejudiciais – de 1 até 80-100 hz.

Nessas faixas de frequência ocorre a ressonância das partes do corpo humano, que pode ser considerado como um sistema mecânico complexo. Acima de 100 hz, as partes do corpo absorvem a vibração, não ocorrendo ressonância.

MALES QUE PODE CAUSAR

Estudos revelam que as vibrações de baixa freqüência podem causar dores abdominais, náuseas, dores no peito, perda de equilíbrio, respiração curta e contrações musculares.

EXPOSIÇÃO DE LONGA DURAÇÃO

A exposição de corpo inteiro e longa duração pode danificar o sistema nervoso central autônomo, o resultado pode ser queixas de fadiga, irritação, cefaléia, problemas de coração como aumento da freqüência cardíaca e até impotência no aparelho reprodutor masculino. Problemas na espinha dorsal também foram relatados em pessoas com idosas, as jovens que foram expostas passaram a ter tendência a desenvolver tensão muscular.

Motoristas de tratores, ônibus, caminhões, operadores de trens e operadores de equipamentos pesados usados no asfaltamento tem tendência a desenvolver desordens espinhais, problemas musculares e de juntas.

As mulheres sofrem mais do que os homens expostas á mesma condições de exposição. A vibração também pode causar problemas na visão o que aumenta o risco de acidentes.

Projetos ergonômicos inadequados, posturas incorretas/forçadas, níveis de ruído elevado pressão no trabalho, podem complicar ainda mais os problemas relacionados á exposição de corpo inteiro.

EXPOSIÇÃO DE CURTA DURAÇÃO

A exposição a vibrações ocupacionais de curta duração de corpo inteiro também é prejudicial, provocando efeitos fisiológicos, como aumento do batimento cardíaco por causa da resposta ao estresse geral ou leve ou aumento da intensidade da respiração.

PROBLEMAS DE ORDEM GERAL

De forma geral a exposição à vibração também pode geram outros efeitos catalogados, entre eles estão:

Lentidão nos reflexos, falta de concentração para o trabalho, gastrites, ulcerações, degeneração paulatina do tecido muscular e nervoso, principalmente para os expostos a vibrações localizadas. Apresentam também doença conhecida como dedo branco, que causa perda da capacidade de manipular e o tato nas mãos e nos dedos.

DIMINUINDO OU NEUTRALIZANDO O RISCO

Diagnóstico: O diagnóstico precoce é fundamental para tratar das medidas corretivas necessárias. Para isso, deve entrar em cena o Médico do Trabalho o PCMSO e os exames necessários.

Treinamento: Todo método de prevenção tem que passar obrigatoriamente pelo treinamento do trabalhador. Ele não fará os procedimentos necessários se não for orientado para isso. Ele precisa conhecer os risco, os tipos que males que pode vir a sofrer no trabalho, bem como, deve conhecer as medidas preventivas em detalhes.

Análise da ferramenta: Analise se a ferramenta é vibratória por natureza ou se um equipamento novo pode resolver o problema.

Processos de trabalho: Quando for possível escolher entre processos de trabalho, procure escolher aquele que expor o trabalhador aos menores níveis de vibração.

Seguir orientações do fabricante: Não acelerar o equipamento mais do que o necessário. Use sempre conforme orientação do fabricante.

Escolha do equipamento: No ato de comprar ou alugar equipamento deve-se dar preferência para aquele que realiza o mesmo trabalho gerando menos vibração.

Click edit button to change this text.

2017-08-24T14:04:07-03:00
× WhatsApp ! Converse comigo !